segunda-feira, 25 de março de 2013

A falta do malte de trigo e a primeira blonde ale

Bom, agora que eu tinha uma geladeira eu queria brassar novas cervejas weiss para aprimorar o processo e chegar mais próximo do meu objetivo.

Acho que ainda não havia postado sobre isso, mas desde que comecei a fazer cervejas eu tenho duas metas: fazer uma weiss parecida com a Erdinger e uma witbier parecida com a Hoegaarden. Quando chegar neste patamar será a hora de começar a inventar e criar "novas variações" destes estilos.

Obviamente sem as cepas corretas de levedura eu acabei percebendo que talvez isso não fosse tão simples como parecia. Resolvi então me inspirar inicialmente em cervejas nacionais do estilo e troquei o foco da minha weiss para a Eisenbahn ou a Dado Bier (em garrafa, pois em lata ela é muito diferente), que são cervejas de trigo que também me agradam.

Mas às vezes as coisas não acontecem da forma que queremos. Assim, quando tentei comprar o malte de trigo belga na WE Consultoria fui informado de que o mesmo estava em falta e só chegaria novamente na segunda quinzena de novembro (era final em setembro). No entanto um malte de trigo alemão estaria disponível em breve, mas o custo era maior e resolvi não comprá-lo.

Como não queria deixar de fazer cervejas por tanto tempo (ainda mais com minha geladeira "nova") resolvi então partir para um receita mais genérica, uma Blonde Ale (BJCP 6B). Comprei insumos para 3 brassagens, já pensando também nas cervejas para as festas do final do ano. ;-)

Maltes, lúpulos, leveduras, tampinhas e afins

Brassei então uma Blonde Ale, sem rampas e deixei a mesma fermentando por 14 dias (21 graus) com mais 5 dias de maturação (4 graus).



O resultado final foi uma cerveja dourada de aroma frutado e com um sabor adocicado que ficou equilibrado pelo amargor do lúpulo. O fermento trouxe também um sabor/aroma diferente do que estava acostumado a obter na weiss, que não consegui reconhecer, mas que era interessante. Não é meu estilo preferido, mas foi uma bela cerveja para degustar ao cair das noites da primavera. ;-)



Nenhum comentário:

Postar um comentário