sábado, 30 de junho de 2012

Fim de semana cervejeiro - FreeBeer, envase e segunda produção de Weiss

O fim de semana passado foi totalmente cervejeiro.

Sábado, 23 de junho - Brassagem da Free Beer


O sábado foi dia da brassagem da Free Beer, em conjunto com o pessoal da Acerva Gaúcha e da PROGE.


Foram produzidos mais de 100 litros cerveja, distribuídos em duas receitas diferentes de Ale com guaraná, que serão publicadas em breve. 

O processo, que começou pela manhã, foi finalizado somente no final da tarde. Durante a brassagem foi realizada uma palestra sobre cerveja ministrada por Leonardo Sewald, da Cervejaria Seasons.


Moagem do malte
Como era minha segunda brassagem e utilizei meus próprios equipamentos, esta foi uma excelente oportunidade para corrigir os erros da primeira produção, aprender novas técnicas e aprimorar as anteriormente utilizadas. As dicas do pessoal da Acerva Gaúcha esclareceram várias questões que ainda me causavam dúvidas.


Recirculação automática do mosto (equipamento do Clube Cervejeiro Caverna dos Ogros)
Além disso, como os equipamentos e técnicas utilizados foram os mais variados, foi possível perceber onde seria necessário realizar investimentos para que o processo fosse aprimorado.


Ao final do dia, depois de muito trabalho, diversão, churrasco e muita cerveja artesanal (DAPA e Stout da Caverna dos Ogros e IPA do homebrewer Antônio Salimen), fui para casa com a sensação de missão cumprida e com a certeza de que a nova brassagem do domingo seria muito melhor do que a primeira.

Sábado, 24 de junho - Envase da primeira produção e segunda brassagem de Weiss


Domingo foi um dia muito cansativo e corrido. A ideia de realizar o envase da primeira produção junto com a brassagem da segunda produção deu mais trabalho do que eu imaginava e já decidimos que da próxima vez os procedimentos serão realizados em dias diferentes.

A primeira produção, que rendeu 15 litros (de um total inicial previsto de 25 litros), foi envasada e já está carbonatando (OG 1052, FG 1014, 5,1% ABV). Se a temperatura se manter elevada, possivelmente estaremos degustando-a a partir da próxima terça-feira, 03 de agosto.

A primeira leva de Weiss
Carbonatando
Já a segunda produção foi realmente mais eficiente do que a primeira. Com a correção de alguns erros realizados anteriormente e com o aprimoramento das técnicas (além de alguns pequenos investimentos), foi possível obter 19 litros de Weiss (OG 1048, um pouco abaixo do esperado, com ABV previsto de 4,5%), que serão envasados assim que a fermentação primária for finalizada, para tentar manter o aroma de banana que se dissipou na primeira leva, após a fermentação secundária. 


Agora é preciso ter paciência e aguardar a levedura fazer o seu trabalho (tanto nas garrafas quanto como no balde fermentador). Também é hora de iniciar o planejamento da nova produção, que agora deve ser uma witbier (seguindo esta receita do pessoal da Acerva Paulista).

E, para finalizar o dia de domingo, é claro que não podia faltar o pão cervejeiro (veja a receita aqui), afinal nem só de cerveja vive o homem. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário