quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dica de livro: Tasting Beer


A dica de hoje é um excelente livro para todos que desejam entender e aprender mais sobre cerveja e tudo que envolve esta bebida fantástica.

Em Tasting Beer (Storey Publishing, sem versão lançada no Brasil), o autor Randy Mosher, que escreve sobre cervejas desde 1989, e já possui três livros publicados sobre o tema (The Brewers Companion - 1991, Radical Brewing - 2004 e Tasting Beer - 2009) disseca o universo cervejeiro.

Membro da Chicago Beer Society, cervejeiro caseiro e com mais de 20 anos de envolvimento na área, Randy Mosher conseguiu produzir um livro "técnico", repleto de imagens e gráficos que complementam perfeitamente o conteúdo do mesmo, tornando a leitura agradável e atraente.

Iniciando com a história da cerveja, o livro se propõe a abranger todos os aspectos da "bebida que salvou o mundo" , tratando dos mais variados assuntos, como:

  • Avaliação sensorial da cerveja: como o paladar, o visual e os aromas podem transformar a experiência de degustação de uma cerveja em algo indescritível;
  • Fabricação da cerveja: entendendo como a água, o malte, o lúpulo e a levedura contribuem no estilo e na fabricação de uma cerveja de qualidade;
  • Qualidades da cerveja: gravidade, teor alcoólico, coloração, espuma, transparência e carbonatação de uma cerveja;
  • Degustação e avaliação: como degustar, avaliar e ser um avaliador profissional em concursos (saiba mais sobre o  Beer Judge Certification Program - BJCP). Para maiores informações sobre as diretrizes de estilo do BJCP acesse este link;
  • A apresentação da cerveja: temperaturas, copos, envelhecimento de cervejas;
  • Harmonizando cervejas com refeições (zitogastronomia);
  • Estilos: análise de estilos de cervejas;
É importante também citar a existência de um capítulo específico sobre a cerveja artesanal na América, leia-se Estados Unidos, país que além de resgatar muitos estilos de cerveja abandonados há anos, tornou-se referência pela sua criatividade e pelo arrojo de seus cervejeiros (assunto que merece um post específico).

Tasting Beer é um "must read" para quem gosta de #cervejadeverdade e quer aprender e entender mais sobre essa bebida, que infelizmente em nosso país foi tão maltratada ao longo dos anos, e que finalmente parece estar recebendo a atenção merecida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário